história de Quiririm
Publicado em 08/12/2013
 

Vários imigrantes italianos chegaram ao Brasil no final do século XIX com a esperança de conseguirem cultivar a própria terra, entretanto, no Porto de Santos, eles descobriram que deveriam substituir a mão de obra escrava, nas lavouras de café.


Os imigrantes foram para várias colônias brasileiras, sendo que algumas famílias foram transferidas para o Núcleo Colonial de Quiririm, onde posteriormente, conseguiram terra própria e receberam o “Ouro Bendito”, para tirarem seu sustento e escreverem a história de Quiririm. João Aristodemo Canavezi Filho teve a iniciativa para realizar uma festa em comemoração aos 100 anos da imigração italiana, em 1989.

Ao longo dos anos, a festa foi evoluindo e Quiririm passou de colônia agrícola para distrito gastronômico, além de ser conhecida não só na região, mas também no país. Algumas famílias que atualmente participam da festa são Valério, Barbieri, Vialta, Mancastropi, Canavezi, Soldi e Bagatini.
A festa acontece anualmente no final de abril e começo de maio, com várias atrações como shows, apresentações dos grupos folclóricos e comida típica italiana

 
Voltar
 
Entrar em contato via WhatsApp!